segunda-feira, 29 de março de 2010

Meu fim de semana


A minha sexta-feira começou com a acupuntura pela manhã, arrumar as malas, almoçar e ir ao trabalho. Fui um pouco mais cedo para passar no banco. Passei...mas esqueci a carteira com os cartões em casa. Fiquei sem dinheiro, trabalhei e sai mais cedo. Passei o vexame de pedir para pagar o estacionamento outro dia, não tinha um tostão comigo. Tudo acertado fui para casa com o tempo curto para a carona até o retiro.
No elevador a meio caminho a energia acabou, voltou, acabou e o elevador começou a descer, descer, e meu medo subiu, subiu, subiu, descobri que tem freio nele...ufa! Chegou no subsolo apertei o botão da porta, queria pular fora. A porta não abriu, a luz acendeu e ele disparou. Resolveu ascender, parou no 4° andar, a porta abriu e finalmente consegui pular fora. Subi os outros sete andares que faltavam pela escada. Troquei de roupa, peguei minha malinha, a CARTEIRA e não achei o celular, fui sem ele. Uma chuvinha fina e nada de táxi, ainda bem que me esperaram. Cheguei a pensar que não era para ir, como sou teimosa. Fui!O local é lindo,cheio de flores e muitos eucaliptos, o que dava um cheiro pra lá de bom.
Meditei de sexta a domingo, fiquei em silencio...sr, ouvi algumas palestras sobre Yoga e meditação. A experiência não sei se consigo relatar com exactidão, vou falar de algumas impressões.Ficar calada já é por si uma experiência e tanto, com os outros calados mais ainda. O mais interessante é que a gente vai ficando cada vez mais com a gente mesmo e isto é um inferno...rsr Sartre disse que "o inferno são os outros", pois digo que os outros são alívio, é bom dizer que se está bravo por que o outro fez isso, disse aquilo, olhou não sei de que jeito e etc...Quando não dá muito para fazer isso, as minhas chatices ficam todas comigo e confesso é pertubador. Este é meu terceiro retiro em silencio e o que me perturba muda, mas é sempre meu e não dá para fugir de mim mesma.

Aconteceram outros momentos de muita paz e muita, muita energia. A coluna doeu um tanto, intercalava dor e irritação, deu para entender algumas coisas e no final ela (a coluna) estava mais alinhada. É interessante observar o corpo, as emoções, a luz, o som, a pulsação; A vida enfim acontecendo.Gosto de meditar e gosto muito desses dias assim com essa energia de tanta gente tentando se aprofundar. Posso dizer que é muito bom e meu grande medo é ficar demais pra dentro de mim mesma. Apesar de ser chata e crítica eu me amo... rsrs.
E serio é muita paz, é muito bom.
Receio Narciso.

62 comentários:

Chica disse...

Quando acontecem coisas achamos que são sinais, não é? Mas que bom que foste e deu tudo certo! Lindas imagens e imagino lindo local!beijos,chica

MOMENTOBRASILCOM.blogspot.com disse...

Ângela: O susto que passaste antes da ida,o ficar 'sem dinheiro' etc foram chamamentos de atenção a vc para que começasse a meditar e ver que existe algo SUPERIOR , orientando-nos, mostrando-nos o qto é benefico viver em sociedade, e sabermos ser humildes. As queixas são inúmeras: corre-corre, trânsito,vizinhos etc. Ao ficar em silencio, rodeada de pessoas silenciosas pode aquilatar e avaliar mt reclames pessoais e íntimos. Grandes lições são tiradas nesta prática. Voltaste totalmente renovada para novos desafios. Abrçs. Roy Lacerda.

tonhOliveira disse...



Ufa!

Entrei meio..., mas K estou!

Belo fim de semana...

Posso dizer que é muito bom e meu grande medo é ficar demais pra dentro de mim mesma. Apesar de ser chata e crítica eu me amo... rsrs.

O perigo é não sair mais de SI... Ahahah!

Gostei da "crônica".

Voltarei mais vezes.

be:)os!

lis disse...

Oi Angela
Gosto quando conta algum pormenor pessoal, voce fala pouco de si mesma, e te fez bem a ida ao Retiro.
Estudar ,se aprofundar na meditação é uma experiencia única, dá leveza e necessidade de cumplicidade Aqui é o nosso refúgio também. Obrigada pela partilha.
Agradeço também o comentário sobre a gatinha Pitty.Toda mudança na rotina desiquilibra um pouco, mas o motivo principal das minhas inquietações é mesmo o espaço .
Voce me entendeu sobre o olhar observador que ela tem, os felinos são assim ,olhares perturbadores que seduzem ou faz medo rsrs
abrços Angela

Tânia Marques disse...

Adorei saber um pouco mais de você, de observar a sua sensiblidade e o sentido que a vida desperta-lhe. Muitos beijos da amiga que adora saber e aprender com os outros, e você faz a diferança em nossas vidas. Parabéns por seres assim, tão humana num mundo convictamente cruel.

Hod disse...

são surpreendentes essas imagens. Quase sente-se as fragrâncias.
Também desconfio qeu Sartre estava correto. Por que mediocridade, hipocresia, mesquinhez..são o diabo nas taquaras....(Dito que os mais antigos falam quando se referiam a miserabilidade de uns outros.)

foi um belo fim de semana.

Beijo pra vc Angela,

Hod.

Ana Cristina Cattete Quevedo disse...

Angela,
Quando li (atrasada) que voce tinha ido viajar para fazer meditação fiquei tão curiosa!
Mas fiquei com vergonha de pedir pra voce contar como foi. Que bom ler lá no teu outro cantinho que voce tinha escrito suas aventuras aqui.

E que aventuras!
Que lugar mais lindo, mais convidativo!

Fiquei com vontade de faezr o mesmo, estou precisando.

Beijo e bem vinda de volta.

=)

Lau Milesi disse...

Uff, que corrida Angela. "Vivenciei" tudinho que você nos conta. Até a paz, obrigada. Você, com toda essa sensibilidade, jamais será chata.

Um beijo e bravooooo!!!!

E.T. Ficar presa em elevador é uma barra. Tenho muita experiência no assunto.rs]

manuel marques disse...

O perigo de meditar é o de sem querer começar a pensar, e pensar já não é meditar, pensar guia para um objectivo .
(arice Lispector )

Beijo.

Lara Amaral disse...

Que legal, Angela. É bom esse tipo de encontro com nós mesmos. To precisando de algo assim.

Beijo, moça!

A Magia da Noite disse...

a tranquilidade é alimento da lama, pensar-se é reestruturar as energias para conseguir vencer os dias.

Tertúlias... disse...

Nao li e nao vou ler os outros comentários para nao me influenciar. Achei o lugar lindo - me deu saudade daquele Brasil lindo e verde e cheiroso da minha infancia e juventude... retiro... eu estive uma vez num convento budista na Thailandia por quatro semanas. sem falar. fiz uma da maiores amizades da minha vida. Nao sei seu nome, nao sei de onde era. Nós dividíamos a mesma "cela", trabalhávamos juntos na horta e éramos amigos. Nunca falamos, nunca escrevemos nossos nomes - era proibido - mas nos ajudávamos no trabalho, na limpeza do nosso espaco e éramos companheiros, lado a lado nas horas da meditacao, nas horas da comida, nas horas do passeio. Quantos anos se passaram e ainda tenhi este amigo dentro do meu coracao. Nossa, como voce me deu lembrancas, memórias...

E que lindo que voce recebeu toda esta paz de espírito depois daquele dia... sem carzeira, presa no elevador... Ave...

Ricardo

Mariana disse...

Afinal tudo deu certo, e que imagens lindas!
Adorei.

Mariana disse...

Afinal tudo deu certo, e que imagens lindas!
Adorei.

Fátima disse...

Muito proveitoso ter narrado o que antecedeu à sua ida para o retiro, pois assim nos deu a oportunidade de conhecermos você um pouquinho mais. É sempre bastante direta e objetiva em seus comentários, e aqui pudemos ver inclusive uma pitada de humor em sua narrativa, muito bom mesmo.
Quanto ao retiro e meditação em si, nada é mais bem vindo que uma visita ao nosso interior, sem a interferência do cotidiano.
Fico feliz que tenha aproveitado .

Fique em paz.
Beijinho.

Angela Guedes disse...

Oi Angela!!!
Desejo para você uma Páscoa cheia de boas intenções, carinho e muita paz. Paz, sempre. Amizades verdadeiras. Sucesso contínuo. Carinho aos montes. Que o coelhinho lhe traga muito mais que simples ovos de chocolate! Que ele lhe traga muita Paz, Saúde, Amor, Felicidade, Compreensão e Carinho.
Beijinhos
Ângela Guedes

Norma Villares disse...

Grande verdade!
Não custa nada sonhar e realizar. Que final de semana maravilhoso. Agora na sexta um grande feriado, aproveita, amiga.
Abraços sublimes

Daniel Costa disse...

Angela

Aprecie ler o que chamaria de crónica, será disso que se trata, tem ingredientes que prendem.
No fim ocorre dizer isto: "o silêncio é de ouro"!
Beijos
Daniel

Anne Lieri disse...

Angela,que susto no elevador,não?Adorei sua experiencia,apesar de no final achar dificil ficar tanto tempo em silencio,mas deve mesmo ter sido muito bom no final!Que lindo lugar!Vc teve coragem de ir...não sei se eu aguentaria ficar sem falar...rsss...Bjs,

Renato Orlandi disse...

Que lindo. Primeiramente, claro, as vezes tudo faz parecer que nao era p acontecer neah, mas as vezes é só um teste para medir a sua vontade. Fico feliz que esteja aproveitando tão bem, esses momentos são mto bons p nos conhecermos melhor, p nos aguentarmos rsrs... Narciso nada, quem dera mais pessoas tivessem esse amor proprio, só culturalmente ganhariamos de forma absurda... bjaaaao!

Olavo disse...

Um belo lugar..meditar nele então..perfeito.
Beijos

Silvana Nunes .'. disse...

Boa noite.
Impressionante, tem horas que parece que estamos sendo travados de algo. Ficamos até desconfiados.
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja um bom feriado para você.
Fique na PAZ !
Saudações Educacionais !

angela disse...

Chica
Achei mesmo que eram sinais, mas como
não sabia de que...Fui.
beijos

angela disse...

Roy
Tive duvídas se tudo que acontecia na sexta e me retardava a partida eram sinais de Deus para eu não ir ou o diabo tentando me onfundir. Fui e valeu.
beijos

angela disse...

Tonho
Prazer tê-lo aqui.
Adorei o entrei meio...rs
beijos

angela disse...

Lis
Quando começar a contar, sai de baixo...rsrs
Obrigada pelo interesse.
beijos

angela disse...

Tania
Muito gentil seu comentário.
Obrigada

angela disse...

Hod
Foi sim um belo fim de semana. Você sabe quanto é bom meditar.
beijos

angela disse...

Ana
Foi muita aventura mesmo...rs
beijos

angela disse...

Lau
Não é facil ficar presa...
Conte um dia sua experiência...rs
beijos

angela disse...

Manuel
Obrigada por trazer essa frase linda da Clarice.
beijos

angela disse...

Lara
É bom mesmo, muda o estado de espírito da gente.
beijos

angela disse...

Magia
Tem razão, as coisas se acertam dentro da gente.
beijos

angela disse...

Ricardo
Que experiência, amigo. Precisa escrever sobre ela algum dia.
As almas se encontram e não precisam de palavras para se conhecerem.
beijos

angela disse...

Mariana
Em alguns momentos cheguei a achar que não iria da, mas deu certo.
beijos

angela disse...

Fatima
Obrigada pelo interesse amiga.
beijos

angela disse...

Angela
Boa Páscoa para você e sua família.
beijos

angela disse...

Norma
Você também, amiga
beijos

angela disse...

Daniel
O silencio é de ouro mesmo.
beijos

angela disse...

Anne
Não é ruim, a gente não tem ideia do esforço que faz falando. O silencia é bom e é mais facil do que imagina.
beijos

angela disse...

Renato
Seu pensamento é interessante.
beijos

angela disse...

Olavo
De fato, um lugar perfeito para meditar.
beijos

angela disse...

Silvana
Parece mesmo.
Boa Páscoa
beijos

Xunandinha disse...

Angela agradeço muito a sua visita.Beijinhos e claro o evento é partidinha de 1º de Abril

Xunandinha disse...

Angela agradeço muito a sua visita.Beijinhos e claro o evento é partidinha de 1º de Abril

leonorcordeiro disse...

Querida Angela,

Obrigada por compartilhar essas experiências aqui no blog. Acho que esses momentos de silêncio e meditação são sempre preciosos.
Fiquei imaginando qual seria a minha reação dentro daquele elevador...rsrsrsrs
Quero desejar um ótimo final de semana para você e a sua querida família.
Com carinho e afeto,

Leonor Cordeiro

angela disse...

Xunandinha
Foi um prazer conhecer o seu blog.
Boa Pascoa
beijos

angela disse...

Leonor
Obrigada pela visita.
Quanto a reação no elevador...ele mudou tanto e tão rapido que só dava para desejar sair de dentro dele...rs
Boa Páscoa para você e sua família
beijos

Fátima disse...

Angela, desejo uma feliz Páscoa a você a todos os seus.
Paz e renovação.
Beijo com carinho.

angela disse...

Fatima
Obrigada e para você também desejo um feliz Páscoa
beijos

Irene Moreira disse...

Angela
Quantos contra tempos... eu já teria desistido, mas vejo que és uma pessoa perseverante.
Linfdo o local e apesar de sentrmos parte de desconforto existe umresultadio maior que o estar consigo mesmo e lindo que dizes .. "Eu me amo!!"

Beijos

angela disse...

Irene
Um retiro como este que fiz é uma experiência muito especial.
beijos

Stella Tavares disse...

Ângela, querida, nunca vivi uma experiência assim, às vezes acho que me faria bem, outras vezes penso que preciso de um exercício ao contrário. Algo que me leve para fora, me coloque em total sintonia com as coisas enquanto elas acontecem, me coloquem inteiramente em sintonia com o calendário cristão.
Bjs.

angela disse...

Stella
Acho que o bom é fazer um pouco de tudo. Variar no que der.
Saudades
beijos

CeliaAlma disse...

Boa Páscoa Angela gostamos muito de conhecer estas suas casas da Alma quando puder venha a Portugal conhecer-nos, gostamos de fazer novos amigos. Abraços felinos

Edson Carmo disse...

Pedi para você compartilhar, mas vejo que já o fez. Obrigado!

Edson Carmo

angela disse...

Celia
Um prazer sua visita
beijos

angela disse...

Edson
Que bom...
beijos

Karina disse...

Nossa, que delícia!
Imagino o quanto deve ser reconfortante meditar em um lugar assim, longe da barulheira e caos da cidade!

Apesar de seu dia não ter começado muito bem, terminou de forma maravilhosa!

Nunca meditei...deve ser uma sensação indescritível mesmo!

Beijos!

angela disse...

Karina
Foi uma boa experiência, quando tiver oportunidade faça que acho que vai gostar
beijos

Daniel Savio disse...

Tem dia que começa de uma forma meio ruim, mas quando não desistimos dele, ele nos mostra um milagre...

Fique com Deus, menina Angela.
Um abraço.

angela disse...

Daniel Savio
Este se tornou um milagre. Foi muito bom
beijos